Luis Dufaur Escritor, jornalista, conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
As ordens militares, fundadas durante as Cruzadas, criaram hospitais por toda a Europa.
A Ordem dos Cavaleiros de São João (ou Hospitalários, que deu origem à Ordem de Malta) criou um hospital em Jerusalém por volta de 1113.
João de Würzburg, sacerdote alemão, ficou pasmo com o que viu ali.
"A casa — escreveu ele — alimenta tantos indivíduos fora dela quanto dentro, e dá um tão grande número de esmolas aos pobres, seja os que chegam até a porta, seja os que ficam do lado de fora, que certamente o total das despesas não pode ser contado, nem sequer pelos administradores e dispensários da casa".
Teodorico de Würzburg, outro peregrino alemão, maravilhou-se porque
"indo através do palácio, nós não podemos de maneira alguma fazer uma idéia do número de pessoas que ali se recuperam. Nós vimos um milhar de leitos.
"Nenhum rei, ou nenhum tirano, seria suficientemente poderoso para manter diariamente o grande número de pessoas alimentadas nessa casa".
Hospital para peregrinos, León, Castela, Espanha |
"Quando os pobres chegam — diz o artigo 16 do decreto de du Puy— devem ser assim acolhidos: que recebam o Santo Sacramento, após terem primeiro confessado seus pecados ao sacerdote, e depois sejam levados à cama, como se fosse um Senhor".
O decreto de du Puy virou um marco no desenvolvimento dos hospitais .
O Hospital de Jerusalém inspirou uma rede de hospitais similares na Europa.
No século XII eles pareciam mais com hospitais modernos do que com os antigos hospícios.
O de São João de Jerusalém impressionava pelo profissionalismo, organização e disciplina. Cada dia o doente devia ser visitado duas vezes pelos médicos, ser lavado e tomar duas refeições.
Hospital para peregrinos, hoje Parador Nacional San Marcos, León, Espanha. |
O protestante Henrique VIII fechou os mosteiros e confiscou suas propriedades, na Inglaterra, sob a falsa acusação de que eram fonte de escândalo e imoralidade.
Desapareceu então a caridade para com os necessitados.
A redistribuição das terras abaciais trouxe "a ruína para incontáveis milhares dos mais pobres dos camponeses; a quebra de pequenas comunidades, que eram o seu mundo, e a verdadeira miséria passou a ser seu futuro". O desespero popular atiçou os motins populares de 1536.
Idêntico ou pior mal fez a Revolução Francesa. Em 1789, o governo revolucionário confiscou as propriedades da Igreja. Em 1847, mais de meio século depois, a França tinha 47% a menos de hospitais do que no ano do confisco.
Vídeo A CARIDADE CATÓLICA. Aula 8ª do curso sobre 'A Igreja construtora da Civilização'pelo Prof. Thomas E. Woods
Se seu e-mail não visualiza o vídeo CLIQUE AQUI
Para ver todo o curso CLIQUE AQUI