Castillo de La Estrella, reconstituição artística |
Luis Dufaur Escritor, jornalista, conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
O Castillo de la Estrella, em Montiel, Espanha, que foi fortaleza da Ordem de Santiago, continua a revelar tesouros escondidos.
Após a descoberta da estrutura de uma grande igreja outrora consagrada a Nuestra Señora de La Estrella, agora foi encontrado um depósito medieval de mais de 300 armas, informou a “Cadena SER” desse país.
A descoberta foi feita na estrutura do templo de Nossa Senhora. Ela tinha uma sala onde foi possível aos poucos desenterrar uma grande variedade de armas defensivas e ofensivas do século XIV, que pertenceram aos cavaleiros da Ordem de Santiago.
O local foi reservado para alunos da Universidade de Castela-la Mancha (UCLM), que dedicariam seus estágios no verão europeu a trabalhos de investigação arqueológica.
Um primitivo castelo havia sido erigido no local no século IX pelos invasores muçulmanos. A fortaleza resistiu como baluarte muçulmano até a reconquista pelos cristãos, em 1228. Outros episódios bélicos relevantes aconteceram na fortaleza que ficou na posse da Ordem de Santiago.
A Ordem religiosa e militar de Santiago surgiu no século XII sob o patrocínio do santo padroeiro da Espanha, Santiago o Maior.
Castillo de la Estrella,Montiel, Castilla-La Mancha, suas ruínas falam de altanaria e proteção |
Sob a sombra protetora e benfeitora dos cavaleiros dessa Ordem se desenvolveu a atual cidade de Montiel, cujos agradecidos habitantes hoje estão financiando a restauração.
Nossa Senhora da Estrela hoje é venerada em muitas localidades como Rainha e Mãe das Escolas Cristãs, e tem muitos outros títulos e representações.
Na Idade Média por resolução do imperador Carlos Magno, as instituições eclesiásticas estabelecidas deviam fornecer educação gratuita a todas as crianças, ofertando casa, alimento e roupa graciosamente.
Trata-se de um achado incomum de elementos da época medieval explicou o arqueólogo David Gallego, codiretor da escavação.
Foram encontradas adagas, espadas, lanças, pontas de flechas, grande número de fragmentos de armadura, cota de malha ou bergantins, feitos de placas de metal, incluída uma armadura completa do século XIV, que poderia ser única na Espanha.
Castillo de la Estrella, vista dos trabalhos arqueológicos |
O grande número de armamento sugere que provavelmente foi guardado num depósito. Agora será transferido para o Museu Provincial de Ciudad Real, após a restauração.
Pergunta-se porque o achado de um material tão antigo e sem interesse comercial ou moderno de outra espécie, possa produzir tanto interesse ao ponto de repercutir na mídia internacional.
A recuperação da fortaleza e de suas adjacências, além dos objetos e armas de época, convida a reconstruir mentalmente uma ordem religiosa, social e política profundamente equilibrada e adaptada às necessidades psicológicas e morais da alma humana.
A consideração dessa ordem comunica uma paz e uma satisfação que desapareceu na caótica e cacofônica desordem universal na qual vamos nos afundando.