Quantcast
Channel: Idade Média * Glória da Idade Média
Viewing all articles
Browse latest Browse all 632

Cluny e a formação do espírito da Cavalaria

$
0
0
Nossa Senhora com o Menino Jesus, imagem de Cluny hoje resgatada na basílica de Saint-Denis em Paris.
Nossa Senhora com o Menino Jesus,
imagem de Cluny hoje resgatada
na basílica de Saint-Denis em Paris.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs



continuação do post anterior: O grande papel de Cluny na formação da Idade Média




Sem dúvida, Cluny tem seus opositores. Mas a Abadia foi tão grande, que ninguém ousa negar a sua grandeza e a sua participação efetiva em todos os acontecimentos marcantes da época, influindo sobre eles de um modo glorioso.

As discussões se travam em torno da maior ou menor participação que os cluniacenses neles tiveram. Como exemplo do que é discutido, vamos citar o artigo de E. Delaruelle sobre a parte que teve Cluny na formação da ideia de Cruzada.

Aproveitaremos o ensejo para transcrever o tópico inicial desse estudo, pois ele dará aos nossos leitores uma ideia do grande interesse dos pesquisadores pela história da célebre Abadia:

“Se do ponto de vista da história propriamente religiosa o papel de Cluny foi considerável no século XI, é possível que se tenha exagerado seu papel quando se trata de história política, social e literária. Há trinta anos dominou entre certos historiadores o que se poderia chamar um verdadeiro “pancluniacismo”.

“Tentou-se explicar por Cluny a vitalidade e a fecundidade dessa época. Concedeu-se a Cluny uma influência determinante na reforma gregoriana, no desenvolvimento da peregrinação de Santiago de Compostela, na redação das canções de gesta.

“Assim como se vê uma Igreja, sobretudo espiritual até essa época, organizar se então como sociedade jurídica e política, e um Papa santo como Gregório VII tornar-se um “Kriegsmann” e um “Finanzmann”, assim se veria a instituição monástica, sob a pressão das circunstâncias e para responder a apelos diversos, imiscuir-se cada vez mais no mundo” (Delaruelle, “L’idée de Croisade dans la littérature clunisienne du XIe. siècle et l’Abbaye de Moissac”, “Annales du Midi”, n° 75, Toulouse, 1963, pp. 419 420).

Passando à questão que nos interessa – isto é, mostrar que as discussões sobre o papel de Cluny em cada grande feito da Alta Idade Média não negam a sua grande contribuição, mas giram em torno de se precisar melhor a influência que neles teve o grande mosteiro.

Cluny teve influência determinante no ideal do guerreiro cristão. Estátua de Godofredo de Bouillon. Fundo: uma ruela de Jerusalém.
Cluny teve influência determinante no ideal do guerreiro cristão.
Estátua de Godofredo de Bouillon. Fundo: uma ruela de Jerusalém.
Cabe mencionar que, nesse artigo, Delaruelle considera excessiva a posição tomada por Anouar Hakem, o qual defende a tese de ter sido Cluny que “preparou as guerras santas, mais ou menos como os enciclopedistas prepararam a Revolução Francesa por um trabalho de educação dos espíritos”.

Embora essa opinião, “talvez atenuada”, seja também a de outros especialistas no assunto, como Chalendon, Boissonade e Joseph Bédier, Delaruelle a combate, mas acrescenta logo que se pode sustentar que “Cluny contribuiu poderosamente para a formação do tipo de “miles” cristão, esse personagem novo na História, herói das próximas cruzadas.

Em lugar de se agastarem com a “militia saecularis” “militia, malitia”– como acontecia com os monges anteriores, os escritores cluniacenses, ao contrário, celebravam as virtudes do cavaleiro que põe sua espada ao serviço da Igreja, e mesmo apreciaram suas qualidades esportivas ou mundanas.

Aos exemplos que citei em outro lugar, poder se ia acrescentar aqui o “Tibellus”, que glorifica o pai de Maïeul, e a “Deploratio” de Jotsald” (ibidem, p., 422).

Delaruelle, portanto, julgando embora exagerada a opinião de Anouar Hakem, não nega que Cluny contribuiu poderosamente para a formação do cavaleiro católico combativo, característico da Idade Média, que pôs sua espada ao serviço da Igreja, sempre pronto a servi la e disposto a verter o seu sangue em todas as epopeias que envolvessem a causa católica.

Poderíamos multiplicar exemplos semelhantes, mas a exiguidade do espaço não o permite. Cremos, no entanto, que este exemplo é suficiente para mostrar aos nossos leitores como não há entre os historiadores a menor dúvida sobre o grande papel de Cluny na formação da Idade Média.

(Autor: Prof. Fernando Furquim de Almeida, “Catolicismo”) 




AS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Viewing all articles
Browse latest Browse all 632